sábado, 11 de janeiro de 2020

LIMEIRA DAQUI PRA FRENTE


Por onde ando na cidade comerciantes falam com esperança de que as coisas vão melhorar, mas sempre dizem que algo tem que mudar. Quem busca uma oportunidade de emprego também pensa assim. Seja quem emprega ou o empregado, ambos sabem que a cidade precisa ir pra frente. Enquanto estudava administração eu lia sobre como o otimismo das pessoas ajuda no sucesso de uma empresa ou o pessimismo gera o inverso. É uma teoria da economia que se chama “human behavior”. Isso também acontece com a cidade. Nos últimos anos nada foi feito para o desenvolvimento econômico. Limeira anda de lado, não para a frente. Incentivos fiscais, gente pra atender empresário que seja do ramo, áreas que possam ser preparadas, propostas arrojadas, é isso que atrai interesse de indústrias e outras empresas. Há quase 8 anos não se veem investimentos por aqui. Mas se há algo que temos de bom são as pessoas, com cada limeirense que converso eu vejo vontade e esperança. 

O que eu proponho é que vejamos a cidade daqui a pra frente, podem-se criar novas soluções. O mundo está mudando, novos tipos de empregos estão surgindo. Nos Estados Unidos se fala tanto em ambientes de “Coworking”, ajudando novos empreendedores a terem ideias juntos, conectando pessoas, estudantes, empresários. Por que não se ter um ambiente com cursos técnicos que forme pessoas em funções específicas, respondendo de bate-pronto as necessidades do mercado? Tudo muda tão rápido, há pouco tempo não tínhamos startups, youtubers, e tantas outras colocações. Isso é só o começo. Conversei esses dias com um empresário em Limeira que tem intenção de criar uma escola preparando crianças para serem youtubers, isso se chama empreender. Mas nada se faz sozinho, ele precisa do apoio da cidade. Assim como ele, há outros com desejo de pensar o futuro da cidade, que já não acreditam mais no poder público como está, mas que mantêm a esperança de que algo pode mudar. Proponho a todos os meus amigos e seguidores dessa página, vamos pensar o futuro.

Foi isso que ouvi nas universidades por onde passei, nas  brasileiras FGV, PUC e USP, nas de fora do país, como HEC e HARVARD. Mas o ensino mais forte é do meu próprio trabalho, do dia a dia. Tenho expectativa que minha empresa cresça, e outras pessoas cresçam com ela. O mesmo acontece com a cidade: crescer não é algo que se experimenta sozinho. A vocês que fazem parte desse nosso grupo, que compartilham do mesmo desejo de que Limeira tenha o valor que merece, eu peço que deixem aqui embaixo sua sugestão de como podemos pensar o futuro de nossa cidade. Contem comigo e obrigado.

Murilo Felix
murilofelix@gvmail.br

Administrador de Empresas pela FGV-SP
Ciência Política e Investimentos em Países Emergentes, Harvard, EUA
Administração Financeira e Marketing pela HEC Montréal, Canadá