domingo, 19 de janeiro de 2020

TRABALHE: SEJA FAMINTO, SEJA TOLO


Muitas pessoas pautam sua vida pelo dinheiro: agem como empresários de mesa bar, contando histórias e mais histórias do que têm, do que sabem fazer ou de quem são amigos, enquanto na verdade realizam pouco. Alguns ainda desfilam com um carro que faz barulho alto, ficam a se achar mais espertos que os outros; são aqueles que sabem fazer coisas fantásticas de sexta à noite a domingo de tarde, mas não conseguem educar um filho ou sequer organizar a própria casa. Um conselho, não pense no dinheiro. Ame o que faz e trabalhe incansavelmente. Como já disse Steve Jobs, fundador da Apple, “persiga o sucesso”.

E para que aqueles que nos acham loucos simplesmente porque não estamos preocupados em ter uma imagem ou dinheiro, mas em ser alguém de fato bem-sucedido, não se preocupe. Que lhe sirva de conforto o que disse Jobs: “Isso é para os loucos. Os desajustados. (...) os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. (...) você pode citá-los, discordá-los, glorificá-los ou difamá-los. A única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para frente. (...) porque as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo. São as que, de fato, mudam”.

Precisamos tomar decisões difíceis sempre. Na bíblia está escrito “seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito” (Ap. 3:16); é melhor tentarmos e errarmos do que sermos ausentes e lamentar o que nunca fizemos. Não devemos ter medo do resultado, mas perseguir o sucesso, e trabalhar muito. Quanto aos erros, recomece. O sabor do remédio pode ser amargo, mas o paciente precisa dele. Devemos ter paciência e confiar em algo, seja instinto, Deus, destino. Mas não podemos nos acomodar, precisamos nos manter famintos e tolos. Trabalho não mata, evita o tempo ocioso. Constrói. Muitos dirão que estamos perdendo a nossa vida, enquanto eles ficam a discutir a vida dos outros em mesa de bar. Não importa. O futuro irá conectar os pontos, e nós, os pacientes trabalhadores, teremos sucesso.

Murilo Félix
murilofelix@gvmail.br

Administrador de Empresas pela FGV-SP
Política e Investimentos em Países Emergentes na Harvard, EUA
Administração Financeira e Marketing pela HEC Montréal, Canadá
Empresário e produtor de Plantas em Limeira, São Carlos e região


Steve Jobs. 1955-2011