sexta-feira, 13 de maio de 2022

VITILIGO

Assumi meu mandato como deputado estadual há pouco mais de um ano e defendo várias causas na área da saúde, entre elas o vitiligo.

Conhecida normalmente por manchas no rosto e no braço, essa doença é causada pela diminuição ou pela ausência de “melanócitos”, que são as células responsáveis pela produção de melanina, que é o pigmento da nossa pele.

No meu caso, tudo começou com uma mancha na perna aos dez anos. Mas nunca quis falar sobre isso. Pelo contrário. Quando usava shorts tomava cuidado para a mancha não aparecer. Eu via outras pessoas com manchas no rosto, nos braços e pensava como seria a reação das pessoas comigo. 

Mas hoje, como deputado, vejo uma oportunidade de falar sobre isso, apoiar as pessoas que têm essa doença e incentivá-las a ter uma vida normal.

Também sinto o dever de alertar as pessoas que convivem com quem te vitiligo: combatam o preconceito. É preciso também discutir esse assunto com o setor empresarial para que essas pessoas não sofram nenhum tipo de prejuízo pessoal e profissional. 

Faço questão de dar meu testemunho: o vitiligo é ligado, segundo os médicos, ao estresse, pressões psicológicas, dramas pessoais. Ele pode manchar a pele, mas jamais a alma ou o caráter de alguém. No meu caso, essa doença me tornou mais forte para falar sobre ela. 

Agora, como deputado, me sinto no dever de promover e apoiar políticas públicas, propor leis, chamar a sociedade a participar dessa discussão, as prefeituras e todo o setor público a apoiar pesquisas para tratamento e cura.

Quero, através de um documento amplamente assinado pela população, propor ao Governo do Estado de São Paulo que todas as cidades tenham um ambulatório de doenças de pele especializado e que ofereça tratamento e apoio psicológico aos pacientes com vitiligo e com outras doenças de pele. Muitos desses pacientes são crianças. Então, nas escolas do Estado de São Paulo também é necessário se falar desse assunto, promovendo desde cedo o respeito e o combate ao preconceito. 


Se tiver interesse pela causa, é possível assinar esse documento através do link https://murilofelix.com.br/metform-form/vitiligo/


JORNAL A CIDADE - 8 DE MAIO DE 2022