sábado, 19 de setembro de 2020

PLANO DE GOVERNO 2020 - MURILO FELIX

 PLANO DE GOVERNO

Candidato a Prefeito: Murilo Felix (PODEMOS) Candidata a Vice-Prefeita: Dra. Alessandra Stringheta (PSL)

Coligação “A MUDANÇA QUE LIMEIRA PRECISA”

Partidos: Podemos, Avante, PDT e PSL

Limeira -SP Setembro 19/09/2020


 “Eu me empenho para ser melhor a cada dia. O crescimento na vida não vem de graça, é preciso batalhar muito.” Murilo Félix

APRESENTAÇÃO

Limeira completará 200 anos de sua fundação em pouco mais de 5 anos. A cidade viveu grandes avanços em sua história, mas também se vê diante de desafios que ameaçam comprometer o futuro. Por isso, Limeira precisa hoje de uma administração que pense nos desafios do dia a dia e se prepare para 2046, quando completará 220 anos.

Pessoas são o mais importante nessa caminhada. Ações precisam focar idosos, mulheres, jovens e crianças. Isso sem deixar de lado o público masculino, cada dia mais integrado no cotidiano da

 família.

Avanços começam no auxílio aos que mais precisam, e políticas públicas ajudam no desenvolvimento do potencial de cada cidadão. Não pode ser para poucos, nem somente planos.

A gente quer uma cidade bem cuidada, mas não foi o que vimos nos últimos 8 anos.

Isso se faz com modernas práticas de gestão. A digitalização dos serviços tornará a Prefeitura mais ágil e eficaz, trazendo junto a redução da burocracia e da papelada. As soluções surgem mais rapidamente.

O pós-pandemia é a novidade nesse cenário. Será um desafio imenso, que exigirá esforços de todos e práticas inovadoras.

Mesmo tendo morado em outros países, sou filho de Limeira. Aprendi que participação e transparência são fundamentais. Você sabe que ouvir o limeirense para, em seguida, tomar decisões está na história da minha família.

Assim, construiremos um novo tempo.

Por isso, peço seu voto e de sua família.

Vamos juntos colocar Limeira novamente no caminho do desenvolvimento.

 

 1 – SAÚDE

ÁREAS DE ATUAÇÃO

  Atendimento mais rápido, e para todos

- Precisamos de mais médicos especialistas

A relação inclui cardiologistas, pediatras, endocrinologistas, dermatologistas e geriatras, entre outros.

O trabalho da Policlínica, que fica perto do Nosso Clube, precisa ser aprimorado. É lá que atende a maioria dos médicos especialistas da prefeitura.

 - Construção de Novos Pronto Atendimentos (PAs)

Há dois projetos que precisam ser agilizados. Um deles é transformar a unidade do Abílio Pedro em UPA. Havia recursos para essa finalidade, mas o projeto foi descaracterizado, e a gente sabe que o PA é importante, mas tem menos recursos para atendimento.

Vamos criar a UPA do Ernesto Kühl. O projeto também não saiu do papel.

Essas mudanças ajudam a rever o atendimento na cidade toda, e aí avaliaremos a criação de novos PAs.

- Retomar as Farmácias nos postos, que foram fechadas. E criar a entrega de medicamentos controlados em domicílio.

- Centro para pessoas com deficiência física

Em parceria com o Governo do Estado, vamos criar um espaço de tratamento específico para reabilitação de pacientes com deficiências físicas incapacitantes e motoras.

- Recuperar o Programa Saúde da Família

O PSF precisa de mais enfermeiros e mais agentes de saúde. Precisa de estrutura para o trabalho dos profissionais como computador, por exemplo.

- Voltar a informatizar todas as unidades de Saúde, o que permitirá criar o Saúde 360, para disponibilizar na rede histórico de exames, consultas e procedimentos de um paciente, gerando diagnósticos mais precisos e reduzindo gastos com exames e medicamentos. Vem aí o prontuário digital e o receituário médico digital.

- Criação do Próxima Consulta, mensagem enviada via celular recordando o paciente da consulta marcada, evitando as faltas tão comuns.

- Ambulatório de Doenças da Pele

 Dermatologistas atenderão no tratamento de vitiligo, câncer de pele, micoses, acnes e catapora, entre outras, além de promover ações de prevenção e a entrega de remédios.

- Centro de Prevenção do Câncer

O trabalho já realizado pela oncologia do SUS na Santa Casa e pela ALICC precisa ser complementado. Vamos atuar na prevenção. O centro realizará exames de próstata, mamografia, entre outros, além de campanhas de prevenção. Buscar parcerias como o centro de Barretos, participando com o centro de apoio, o que inclusive facilita custo e contratações de pessoas na saúde

 - Voltar o combate à obesidade

De novo, retomar a saúde preventiva. A obesidade provoca doenças coronárias, hipertensão (pressão alta) e diabetes. Também afeta as pessoas no aspecto psicológico. Vamos retomar o trabalho feito anteriormente.

- Vamos construir um Laboratório Central, num local de fácil acesso a quem vem de ônibus, além de modernizar o Laboratório Municipal de Análises Clínicas. Precisamos aumentar o número de exames.

- Homeopatia na rede pública

Medicamentos homeopáticos reequilibram a energia vital dos pacientes, com resultados mais rápidos em muitos casos.

- Hospital para Doentes Crônicos

 A ideia é reformar o prédio onde era o Hospital Beneficência Limeirense, na Boa Vista. Pacientes crônicos precisam de acompanhamento médico prolongado, incluindo higiene pessoal e alimentação.

Casos de Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, e Acidente Vascular Cerebral são os mais comuns.

Quando não têm condições de pagar, eles acabam ficando em casa e dependem de parentes e amigos. Estes, por sua vez, precisam de apoio psicológico. Tudo num só lugar facilitará o atendimento. E vamos ampliar o PAD (Programa de Atendimento Doméstico), para doentes crônicos.

- Vamos ampliar o número de leitos psiquiátricos e criar um programa para atendimento a pacientes com depressão. Profissionais nos postos de saúde, como psicólogos, ajudarão nesse trabalho.

- Projeto para autistas, Síndrome de Down e outras síndromes neurológicas

Precisamos de uma ação que una Educação, Esporte e Saúde para crianças portadoras de deficiências, como Autismo e Síndrome de Down, entre outras. Será o Clínica-Escola. Atividades desenvolvidas por especialistas geram mais resultados para essas crianças e suas famílias. Um exemplo é a Equoterapia.

- Médicos e dentistas na zona rural

Vamos levar o atendimento aos bairros rurais com a ampliação dos consultórios móveis.

- Revisar o Plano de Carreira dos profissionais.

Precisamos rever o plano dos profissionais, como os médicos.

 - Salas de Vacinação

Não dá para acreditar que o funcionamento não ocorra durante período de almoço. E o agendamento deve ser informatizado.

- Tratamento para dependentes químicos

Criação de novos CAPS e melhorar o funcionamento dos que já existem ajudarão nesse trabalho. A dependência é uma doença que tem avançado muito, e precisamos agir rápido.

- Equipamentos mais modernos


 Médicos precisam de equipamentos modernos para um diagnóstico correto. A rapidez aumenta as chances de cura. Tomografias, ressonâncias magnéticas e tudo o que for necessário em apoio melhorarão o atendimento e a vida dos pacientes.

- Centro de tratamento para Alzheimer

- Centro de Referência do Idoso

Um dia, pensamos no Centro de Saúde do Idoso que focava na terceira idade como um todo, com atividades físicas e de lazer. É fundamental voltar a investir para que os idosos tenham acesso ao médico geriatra, além de lazer. A concentração desse trabalho em um centro de referência vai melhorar os resultados e a saúde do idoso.

- Centro de Saúde da Criança

É uma unidade que agilizou a consulta, o que aliviou as crianças e seus pais. Mas o Centro precisa de mais recursos, ampliando consultas, exames e remédios, além de um lugar melhor.

 O Centro ampliará suas atribuições, trabalhando com a saúde preventiva na infância. Limeira tem hoje perto de 13 mil crianças com até 3 anos de idade, sendo que 2 mil apresentam alto vulnerabilidade. Ações nesta área reduzem a mortalidade infantil.

- Ampliar o Centro de Referência à Saúde da Mulher

Um centro especializado onde a mulher realiza o pré e pós-natal. Assim, acompanha o crescimento do seu bebê. Ainda terá diagnóstico de doenças que mais afetam as mulheres, como endometriose, osteoporose e o câncer de mama.

- Pacientes que precisam do transporte da prefeitura para fazer tratamento em outras cidades, vamos voltar a buscar as pessoas em casa.

Também agiremos para que os exames “extra” contratados pela prefeitura sejam feitos em Limeira. Fazer exames de endoscopia e colonoscopia em outras cidades é uma decisão que só prejudica quem já está doente.

2 – OBRAS

Uma nova cidade surgirá, melhorando a vida das pessoas

- Duplicação da Limeira–Cordeirópolis

A rodovia é importante para a economia de Limeira, para os limeirenses. A duplicação reduziria acidentes, melhoraria o tráfego e tornaria aquela região um polo econômico importante.

- IPVA bancará recapeamento, e não “Tapa-Buraco”

Grande parte do asfalto da cidade já não suporta “remendos”.

  Para isso, vamos usar parte do dinheiro do IPVA, fazendo com que os motoristas deixem de gastar com danos gerados em amortecedores, pneus e desgaste pela irregularidade da pavimentação. E muitas transportadoras localizadas em Limeira vão passar a licenciar os veículos na cidade.

- Criação do Parque Humanitária, ao lado do Hospital Humanitária

Não é de hoje as casas vizinhas sofrem com baratas, carrapatos e outras pragas. Um parque mudaria a “cara” daquela região, beneficiando moradores, comerciantes e estudantes da Unicamp.


 Ainda nessa área, vamos revitalizar e expandir o parque do Jardim do Lago e o Parque da Cidade, inclusive colocando wi-fi para os usuários.

- Criação da Cidade Judiciária

Funcionaria junto ao novo Fórum de Limeira (nas proximidades da rodovia Limeira-Piracicaba), dotada de estrutura para órgãos como Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria e OAB.

- Estação Ferroviária: reforma e área para turismo

A estação é um prédio histórico, e precisa ser melhor utilizado. Assim teremos mais força para cobrar do Governo do Estado que o trem-bala venha até Limeira, indo além de Americana, como está hoje no projeto.

Nossa intervenção na região incluirá o incentivo ao uso de imóveis por bares e restaurantes, como ocorre na Rua do Porto, em Piracicaba.

  - CECAP merece um acesso melhor

Vamos fazer um estudo para construção de um viaduto. Aquela região sofre com o grande fluxo de veículos nos horários de pico.

- Construção de galerias nas estradas rurais

Assim vamos resolver o problema da água que vai para as chácaras, além de danificar as vias em bairros como Pires, Loiolas e Água Espraiada.

- Bairro do Tatu merece mais

Um dos pontos históricos de Limeira vive dias tristes. Ouvi dos moradores pedidos como:

 ● construção de uma área de lazer;

● cobertura da quadra do bairro;

● restauração do histórico Casarão do Tatu;

● e melhorar a iluminação das vias de acesso.

 - Construção do Parque Barroca Funda e na Vila Camargo

São duas regiões com área verde que precisam ser melhor utilizadas. Pista de caminhada, academia ao ar livre, espaços de lazer e internet wi-fi vão transformar essas regiões da cidade, para alegria de moradores e comerciantes.

- Precisamos retomar o Parque da Criança, que era uma área de lazer importante para as famílias. Estudaremos uma novo local.

- Reconstrução do Mercadão

Há 8 anos, estávamos discutindo a modernização. Não andou nada. Agora, depois do incêndio, temos que pensar na reconstrução. Já havíamos conseguido uma verba do governo do estado, através da deputada Renata Abreu.

 A ideia é iniciar imediatamente a reconstrução, com um projeto que seja inovador e, ao mesmo tempo, respeite a tradição do Mercadão

- Centro de eventos automobilísticos

Historicamente, Limeira tem ligação com a produção de autopeças. E toda vez que havia um evento com carros, motos e caminhões, o público era muito grande. Abandonou-se o projeto, deixando inclusive de movimentar a economia da cidade, com restaurantes e hotéis que recebiam os participantes.


 O centro terá estrutura para esses eventos, como o Motorcycle – que inexplicavelmente foi interrompido. Um calendário anual fará com que esta opção de lazer seja permanente.

- Término das Obras do Aeroporto Municipal

Outro projeto que foi deixado de lado. Na retomada da economia, os aeroportos existentes voltarão a ter problemas por falta de estrutura.

Aviões de carga de grande porte e jatos executivos poderão usar a pista projetada na região da Limeira-Mogi Mirim. Falta pouco para terminar.

- Implantar o SESC e a Fatec

Conquistados no governo anterior, são duas unidades de ensino e cultura que precisam do apoio da Prefeitura. O investimento é pequeno perto do retorno que trará ao município.

Vamos retomar os projetos, conversando com os responsáveis para saber no que podemos ajudar.

 - Parque do Ciclista

Com pista coberta para competições e uma ampla área para prática do ciclismo de lazer.

3 – DESENVOLVIMENTO E EMPREGO

Dialogar com quem quer vir e com quem aqui está

- Revitalizar Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego

Precisamos de uma unidade de governo que execute, de forma coordenada, ações para o desenvolvimento da cidade.

Os últimos anos foram fracos nessa área, com apresentação de iniciativas que não evoluíram. Se andaram, foi pela ação dos empresários. A Prefeitura tem que estar presente, criando uma força- tarefa que dialogue com as empresas que aqui estão e as que querem se instalar na cidade, além de se esforçar para reduzir o desemprego.

- Incentivo à instalação de novas indústrias

A instalação de novas empresas na cidade representa um ponto importante pelos empregos diretos e indiretos gerados. Movimenta a economia em outros setores, como o comércio e a prestação de serviços.

Precisamos levar o nome de Limeira aos eventos e entidades empresariais, mesmo que online, para divulgar os benefícios de se instalar na cidade.

- Incentivo aos que já estão na cidade

Temos que dialogar com entidades empresariais, empreendedores e investidores para conhecer a realidade econômica do município. A diversidade nos tipos de negócios é muito grande.

  Precisamos voltar a realizar os encontros de planejamento que ocorreram entre 2005 e 2010, no qual os empresários conversavam com a Prefeitura, ao lado de entidades educacionais e sociais.

- Reativar a Escola do Trabalho

Um projeto que já funcionou e deu resultado. Num único local, teríamos cursos práticos e de duração mais extensa para capacitação de profissionais, de acordo com a necessidade das empresas locais.


 No pós-pandemia, essa escola será fundamental para os desempregados e no empreendedorismo. Ampliar parcerias como o Senai, Sebrae, Senac, Sesi, entre outros, gerará ofertas de cursos que serão mais importantes daqui em diante, como a digitalização dos negócios, saber trabalhar com e-commerce, entre outros.

- A volta do Banco de Microcrédito

Precisamos retomar as atividades do Banco de Limeira. Empréstimos de pequenos valores, a juros mais baixos, ajudam principalmente as microempresas, que têm dificuldade quando se socorrem dos bancos privados.

- Agilidade na abertura de empresa

Vamos voltar com a Empresa Fácil. A burocracia é muito grande no atendimento empresarial pela Prefeitura, desanimando muita gente que quer abrir a empresa ou transferir seu negócio para Limeira.

 Junto das entidades empresariais e profissionais, vamos adotar medidas para acelerar esses processos.

- Programa de incentivo ao primeiro emprego

Precisamos abrir cadastro específico para o primeiro emprego. Também devemos disponibilizar a esses trabalhadores em fase inicial cursos que ampliem a empregabilidade, junto à Escola do Trabalho.

O PAT integrará a ação, junto com a Comissão Municipal de Emprego.

- Geração de mais empregos

Sei que é um desafio grande. Porém, acredito que devemos trabalhar no sentido de atingir esse objetivo. A integração da Comissão Municipal de Emprego nas ações da Prefeitura é fundamental.

- Ressocialização com trabalho

A oportunidade de trabalho para os presos é uma forma de mostrar que temos uma sociedade aberta aos que buscam novos caminhos. A iniciativa começaria na própria Prefeitura, que fará um levantamento das práticas em que eles podem atuar.

- Busca de recursos no país e fora do país

Existem bancos sociais internacionais que estão dispostos a investir em obras públicas.

Vamos preparar os projetos e levar até esses bancos. A prática melhora a infraestrutura da cidade, além de movimentar a economia com emprego e renda.

- Retomar os investimentos em áreas industriais também é uma forma de gerar mais empregos.

 A timidez nessa área foi muito grande. A Prefeitura tem o dever de articular as partes envolvidas, como empreendedores, investidores e industriais. Também precisa melhorar e divulgar a legislação existente sobre o assunto.

Vou trabalhar nessa área apoiando os empresários principalmente na contratação de trabalhadores de Limeira.

- Voltar a Escola de Idiomas;

- Incentivar o uso dos espaços dos shoppings


 Os shoppings de Limeira, assim como os demais do país, têm parte do espaço ocioso. A Prefeitura incentivará ações promocionais nesses espaços, gerando emprego e movimentando a economia local.

- Criar banco de vagas para pessoas com deficiência

Há legislação específica sobre o tema. As empresas precisam preencher parte das vagas com pessoas com deficiência, além de adaptar sua estrutura.

Aproximar empresas e pessoas com deficiência garantirá o cumprimento da lei, de forma bastante digna.

- Implantar a Prefeitura 4.0

Desenvolver e implantar um mecanismo para desburocratizar a Prefeitura, voltar à digitalização dos prontuários da saúde e facilitar todos os acessos da Prefeitura por aplicativos e sites.

- Os aplicativos para agilizar o atendimento

Via celular, as pessoas darão entrada ou terão acesso à tramitação de processos na Prefeitura, como pedido de abertura de empresas, ou solicitarão serviços essenciais – como poda de árvore, comunicar buraco na rua, entre outros.

Além de menos papel, a Prefeitura facilitará questões que impactam a vida do cidadão e agilizam o trabalho dos servidores. O atendimento tem que ser mais ágil na Prefeitura.

- Transparência como regra

O monitoramento dos gastos da Prefeitura será feito por meio do Conselho Municipal, aberto à Sociedade Civil e Imprensa.

Na internet, vamos tornar mais simples a busca por dados da Prefeitura, porque hoje no site da Prefeitura está bem complicado.

- Somos um APL de Tecnologia: vamos aproveitar

Assim como o setor de joias folheadas, Limeira se tornou recentemente um Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação. O arranjo ocorre quando muitas empresas de um tipo de produto ou serviço se concentram numa área. E hoje Limeira tem mais de 200 empresas de tecnologia, que podem atuar junto com a prefeitura, entidades e universidades.

Nossas chances de desenvolvimento nessa área são enormes, já que essa concentração permite a geração de emprego e renda de forma inovadora.

Uma das ideias é o HUB Limeira – local de implantação de startups, novos modelos de negócio, coworking e buscar soluções colaborativas para a cidade.

 - O desenvolvimento é impactado também pela Educação fornecida pelos governos federal e estaduais. Trabalharemos pelo funcionamento da Fatec, que foi anunciada para o município. Outro detalhe: hoje, só funciona 1⁄4 dos cursos da FCA/Unicamp, em Limeira. Assumo o compromisso de buscar junto ao Estado avançar nesse projeto, o que poderá melhorar ainda mais

 os resultados da Unicamp.

4 – CULTURA

Formação de artistas e público. Cultura é nossa vida

- Gerando renda

 O apoio no campo artístico buscará a inserção na Economia Criativa e no Empreendedorismo Cultural, com iniciativas e parcerias que gerem renda para os artistas. Outra medida é ampliar o

espaço para esses profissionais com o incentivo ao ensino de Arte nas Escolas Municipais para alunos e comunidade.

 - Leis para incentivar

A lei municipal de incentivo existe. Precisa ser aprimorada, para que os artistas tenham formas de buscar patrocínio.

A Prefeitura ainda terá um departamento que ajude entidades a se regularizarem, para que essas entidades possam buscar recursos provenientes da lei de incentivo. O mesmo vale para os artistas.

Também vamos propor desconto em impostos para Bares e Restaurantes que contratarem artistas da cidade.

- Reestruturar escolas de formação

Contratar mais professores para as escolas de dança, música e artes plásticas da secretaria. Além

 disso estender o Programa de Desenvolvimento das Habilidades Artísticas, com formação inicial e continuada, habilitação profissional.

- Mais vagas em parceria com Iniciativa Privada

Vamos implantar o Programa “Cultura Para Todos”. Serão convênios com escolas de dança, artes plásticas, música e teatro, todas da iniciativa privada, além da Sociedade Civil (Igrejas, Corporações Musicais e Organizações Sociais). Eles receberão os alunos excedentes da Cultura, demais secretarias e dos projetos sociais que não conseguiram vagas nas escolas de artes da Prefeitura.

- Cultura nos bairros

A Cultura precisa estar nos bairros. Por isso, estabeleceremos ações, como:

● Programação de espetáculos em diferentes pontos da cidade;

● Sessões de cinema nos bairros;

● Uso de espaços cedidos por clubes, associações de classe, igrejas etc.;

● Apresentação das bandas de coreto quando não estiverem na praça Toledo Barros.

 A programação incluirá os talentos artísticos do bairro, para que possam se apresentar nas regiões onde residem.

- Abertura de editais culturais através do fundo municipal de cultura

- Preservação do Conteúdo Histórico

O rico conteúdo histórico da cidade precisa de um programa articulado de forma que garanta:

 ● valorização a todos que escreveram a história de Limeira;

● incentivo à restauração e reforma de prédios históricos;

 ● e modernização do Museu Major José Levy Sobrinho.

 O abandono do Palacete Tatuibi, prédio ao lado do antigo zoológico, retrata como a história da cidade tem sido tratada.

- Festivais se modernizam, encontros enriquecem - Avaliar a redução de taxa administrativa ou até a exclusão para uso em casa de espetáculos municipais em troca de contrapartidas que beneficiem o município.

Vamos manter os festivais artísticos, adotando medidas que os tornem mais atrativos; além disso, devemos aumentar o incentivo aos eventos temáticos, como os abaixo descritos:

 ● Música gospel;

● Corais (artísticos e religiosos);

● Rodas de samba;

● Grupos de rock;

● Música sertaneja;

● Grupos musicais estudantis;

● Diversidades;

 ● Motorcycle.

 - Ouvimos das lideranças de cultura em Limeira quanto à necessidade de atuação nas seguintes frentes:

 ● Implantar escola cultural, integrada à comunidade. Compreendendo que Arte-Educação como o ensino da arte em suas várias funções, a escola trabalhará com o ensino das artes, desenvolvido através das seguintes linguagens artísticas: teatro, música, dança, artes visuais, artes circenses, arte-educação e arte-inclusão;

  ● Trabalhar em parceria e ampliar a visibilidade do Conselho Municipal de Cultura, atuando para a inscrição no cadastro do artista de todos os proponentes que puderem vir a participar de um evento cultural realizado pela secretaria de cultura de Limeira;

 ● Divulgação impressa ou digital da programação mensal dos eventos que acontecem nos polos centrais e nos bairros de Limeira;

 ● Reestruturar a Secretaria Municipal de Cultura, tanto no que se refere à infraestrutura, quanto na diminuição de cargos comissionados, valorizando os cargos fundamentais e essenciais, ocupados por pessoas técnicas com experiencia na área;

 ● Revitalização de espaços abandonados e ou sem uso, para criação de pontos de cultura e entretenimento, ressignificando o espaço e a comunidade a sua volta;

 ● Criar mecanismos de comercialização do artesanato local através de distribuição, feiras

 e comercialização de produtos;

  ● Firmar parcerias e trazer de volta para Limeira os grandes salões de artes a nível nacional;

 ● Criar o Prêmio Cultural para grupos, artistas, instituições culturais;

 ● Proporcionar a integração entre a Secretaria Municipal de Cultura e demais secretarias do município, bem como com outras instituições públicas e privadas nos âmbitos municipal, estadual e nacional instaladas no município, voltada para a implementação de ações culturais.

 - Gastronomia: cultura e renda

Vamos criar o calendário gastronômico, propondo, entre outros, roteiros de:

 ● comida de Boteco;

● pratos dos restaurantes tradicionais da cidade.

 Ações desse tipo também impulsionam a economia da cidade. - Modernizar o Teatro Vitória.

- Retomaremos iniciativas como a Escola do Hip Hop, que terá atividades voltadas ao grafite, break dance (b-boy e b-girl), rap (MC), Dj e conhecimentos gerais da cultura afro.

 5 – Moradia

O sonho de ter seu teto vira realidade

- Programa de Lotes Urbanizados a preço de custo

A Prefeitura precisa ter iniciativas que permitam às pessoas de baixa renda ter acesso à moradia própria. Muitas vezes, programas do governo federal ou estadual exigem tanto que há uma parcela da população que não consegue seu lote.

Para isso, as famílias de baixa renda e a Prefeitura vão comprar uma área em parceria. Ao município, caberá fazer a infraestrutura.

Quem receber um lote, poderá também ter acesso a ações como:

  ● Cesta básica de materiais de construção;

● Programa de doação de material de construção usado, medida importante, mas que

precisa de maior divulgação;

● Fábrica de tijolos ecológicos, o próprio morador e familiares fazem o tijolo para sua

casa, com ajuda da Prefeitura.

 - Apoiar iniciativas como o feirão da Caixa Econômica Federal, através de financiamento individual da casa própria. Esse apoio contemplará as famílias que têm uma renda um pouco melhor.

6 – Mobilidade Urbana

Novos caminhos, com rapidez e segurança

  - Modernizar o transporte público

São importantes ações como:

 ● Licitação para ampliar o número de empresas, subindo para até duas viações, o que aumentaria também o número de ônibus nas ruas;

● Revisar valor da tarifa, de forma transparente e justa, para que não ocorram esses repasses absurdos;

● Rever os trajetos, estimulando até quem tem carro a ir de ônibus ao trabalho, estudo, entre outros, além da utilização de micro-ônibus;


 ● Ampliação das linhas de ônibus expresso, que ligam dois pontos da cidade sem passar pelo centro;

● Uso do aplicativo para que a pessoa não precise ir mais ao terminal no centro para fazer recarga do cartão passe (carteirinha de passe);

● Ônibus precisa ser mais acessível para idosos, gestantes e pessoas com obesidade;

● Criar o “Paga Meia”, que incentivará as pessoas a usar ônibus nos finais de semana, como aos sábados, quando o Centro fica congestionado durante o funcionamento das

lojas, e aos domingos para passear.

  - Construir terminais de ônibus nos bairros, como Nossa Senhora das Dores, Aeroporto, Abílio Pedro e Vista Alegre. Passageiros e motoristas terão área de embarque coberta e banheiros. Também precisamos rever os abrigos para embarque e desembarque.

- Acessibilidade nos pontos de ônibus e terminais

Pessoas com deficiência e idosos precisam de melhores condições para embarque e desembarque.

 Várias delas têm uma vida independente, trabalham e precisam dos ônibus.

Criaremos ainda a Comissão Permanente de Acessibilidade (com participação da Prefeitura, Ceprosom e conselhos municipais).

- Local próprio para aulas das autoescolas

Já há um projeto, e é só pôr em prática.

- Cidade do Trânsito vem aí

Também havia um projeto pronto para aulas de trânsito voltadas às crianças, buscando formar motoristas e pedestres conscientes. Vamos retomar essa ideia.

- Tirar a Estação Rodoviária do Centro, construindo uma nova próxima à uma rodovia e avaliando a oferta de linhas intermunicipais.

 - Precisamos de um rodoanel

A proposta feita anteriormente tem que sair do papel. Há regiões que já não suportam mais a quantidade de veículos, como perto da Unicamp, Avenida Major Levy e do Jardim Aeroporto.

E o trecho da Marginal Tatu perto da Avenida Campinas? Por um problema na alça de acesso no viaduto da Ford, está sem uso. Será um dos primeiros pontos que vamos consertar.

- Motociclistas precisam de segurança

Limeira tem muitos acidentes com motociclistas. As consequências são ferimentos e sequelas, impactando a vida dos motoristas, de seus familiares e dos demais envolvidos na ocorrência.

E parte dos casos envolve trabalhadores a caminho das empresas ou entregadores de produtos e alimentos. Por isso, também avaliaremos a questão dos mototáxis.

 Com orientação e medidas práticas, o projeto “Segurança sobre Duas Rodas” vai enfrentar esse desafio, negligenciado por muitos governos.

- Pedestres precisam mais do que faixas elevadas

Calçadas em boas condições e semáforos com tempo adequado já ajudam bastante o pedestre. O motorista de Limeira trata o pedestre como prioridade, tanto que permite a passagem muitas vezes sem haver obrigatoriedade para isso.


 E a Prefeitura o que fez? Só instalou passagens elevadas, algumas delas sem estudo. Isso precisa mudar.

- Criar a Central do Trânsito

Vai monitorar as vias e gerar dados para medidas como:

 ● Redução de acidentes;

● Funcionamento dos semáforos;

● Identificação de pontos de lentidão e de acidentes.

 - Placas com nome das ruas

Parece inacreditável, mas numa questão básica falta vontade dos governantes. É uma medida que ajuda os motoristas e as pessoas também passaram a conhecer melhor a região onde moram. Vamos retomar essa identificação, usando ferramentas digitais – como QR Code com dados da pessoa homenageada e acesso à aplicativos de trânsito.

 - Ampliação de ciclovias

Junto com a criação do Parque do Ciclista, temos que estimular o uso das bicicletas e a criação de bicicletários. Durante a semana, levam para o trabalho e a escola. Aos domingos e feriados, são lazer para a família. As ciclovias ampliam a segurança das pessoas.

- Avaliar a construção de um centro de ciclismo. 7 – EDUCAÇÃO

Preparar a criança, valorizar o profissional

 De forma geral, o sistema de Educação está no Século XIX; a Prefeitura quer que os professores pensem como se estivessem no Século XX; mas o aluno tem a cabeça no Século XXI. Vou estar junto aos profissionais e famílias para levarmos a Educação de Limeira para o futuro.

 Acompanhe as propostas.

Valorizar profissionais da educação

Já são muitos anos de desrespeito aos profissionais, a começar da falta de diálogo.

Quando se fala, por exemplo, que cada criança na creche precisa de um espaço mínimo de 1,1 metro quadrado, como diz o Estatuto da Criança, estamos buscando também melhores condições de trabalho para os profissionais.

Entre as medidas, precisamos:

 ● Adequar o atendimento de escolas e creches em função do horário dos pais, e, para isso, pagar hora extra aos servidores ou contratar mais professores efetivos e eventuais, monitoras e outros profissionais (precisamos chamar os concursados);

 ● Mais benefícios para quem faltar menos ao trabalho;

● Revisão salarial dos profissionais;

● Programa de apoio psicológico aos profissionais;

● Dotar as escolas de computadores e brinquedos, modernizando os laboratórios de

informática onde eles existem.

 - Creches voltarão a ser prioridade

Esse tema merece uma atenção especial. São muitas queixas nos últimos anos. Por isso, decidimos:


 ● Adequar os horários de funcionamento das creches às necessidades dos pais das crianças dos CIs e dos profissionais;

● Construir novas creches, em locais com maior demanda;

● Incentivar o Bolsa Creche;

● Mães e pais poderão cadastrar seus filhos durante o ano todo;

● Melhorar o cadastramento de vagas com trabalho focado em manter a criança num CI

próximo ao trabalho ou residência dos pais. Criar a opção de os pais escolherem a escola de preferência, mas com critérios para que haja boa distribuição das crianças entre as unidades;

● E tornar o preenchimento de vagas transparente.

 - Novas escolas e reformas

Precisamos de mais unidades de ensino Infantil e Fundamental I. Não é possível ocorrerem novos fechamentos de salas. Reformar escolas não é só pintar parede.

 Em outros pontos, o pedido é por melhorias como a cobertura da quadra da EMEIEF Professor Nestor Martins Lino, na Vila Camargo.

Também precisamos ampliar o projeto de escolas em tempo integral. Ainda no primeiro trimestre do governo, vamos criar uma comissão de educadores da rede municipal para reformular o projeto pedagógico desse tipo de escola, inclusive para a zona rural.

- Ensinos Fundamental 2 e Médio, retomando as parcerias

Vamos retomar as parcerias com o Governo do Estado para construir escolas para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. A Prefeitura doa o terreno, e o Estado entra com o dinheiro. Um exemplo foi a Escola do Lagoa Nova, que ainda precisa ser concluída.

- Integração, família e escola

A participação das famílias no ambiente escolar é fundamental. Hoje, o programa Escola da Família está em apenas 9 unidades de Limeira.

Precisamos ampliar, além de facilitar o acesso da comunidade que reside nas imediações.

- Avaliações: onde estamos e como melhorar

Precisamos melhorar a estrutura para também avançar no Ideb, índice de avaliação da qualidade básica no Brasil. Metas são importantes nessa área, e a Prefeitura deve se esforçar ao máximo para que avanços ocorram.

Também criaremos uma Comissão de Educação para avaliar o currículo na rede municipal, sugerindo melhorias.

- O professor e o trabalhador das unidades de ensino voltarão a comer na escola

 Vamos adaptar a lei para isso. Hoje se chega a jogar merenda fora.

- O fornecimento de material escolar precisa ser revisto. Não se pode admitir que os pais tenham que comprar material básico.

- Com recursos de várias secretarias, vamos criar uma equipe multidisciplinar para o atendimento de crianças com dificuldades na aprendizagem. A equipe terá um médico clínico geral, um médico pediatra, uma psicóloga e uma terapeuta ocupacional.


 Hoje a criança com dificuldade para escrever vai um Pronto Atendimento, pega fila e o tratamento pode durar até três anos, período em que o professor pouco pode fazer. A equipe analisará o caso e antecipará o tratamento, melhorando o rendimento escolar e diminuindo fila nos postos de saúde.

- Avaliar a possibilidade de se fazer parcerias com as academias de ginásticas, físicas, esportivas e outras categorias em Limeira para desenvolver atividades físicas e culturais nas escolas de período integral.

- Equipes multidisciplinares, agora incluindo assistentes sociais, farão o trabalho de reparação de alunos que estão se afastando do conteúdo escolar, principalmente nos sexto e sétimo anos. A ação incluirá as famílias dos estudantes.

- Criar comissão para implantar a Escola do Futuro, com a participação dos profissionais da educação.

 - Programa contra a evasão escolar e contra a gravidez na adolescência 8 – SEGURANÇA

Prevenir sempre, rigor quando for preciso

- Planejar combate aos crimes mais comuns

 A Prefeitura pode articular ações de repressão aos crimes que mais ocorrem na cidade, como furto de veículos e roubo de celulares. A análise das estatísticas mensais é uma boa forma de definir quais medidas de prevenção adotar. Algumas delas serão educativas, como uma campanha contra o feminicídio.

Também vamos apoiar as polícias Civil e Militar.

 - Ampliar o monitoramento por câmeras

Vamos ampliar a Muralha Digital. O videomonitoramento anda esquecido. É preciso dobrar o número de câmeras e consertar as que estão quebradas.

Vamos interligar o sistema às câmeras de empresas, condomínios e residências. - Revisão do Estatuto da GCM

E fazer valer os artigos do estatuto, já que parte deles não está sendo seguida pela atual gestão.

- Criação do Estatuto do Vigilante

Os vigilantes podem contribuir, e muito, na prevenção à criminalidade. Vamos conversar com eles e com o pessoal da área de Segurança, para criarmos um estatuto que organizará a atividade.

 - Mais GCMs, mais viaturas

É preciso fazer o chamamento dos 35 aprovados para o curso de formação de novos guardas. Faremos novos concursos para guardas municipais. Também vamos rever armamento, farda e viaturas. Hoje a Guarda é reconhecida pelos seus profissionais, mas sofre com a falta de incentivo e as viaturas sucateadas.

- Pró-labore a Guardas Municipais, PMs e Civis


 Estudaremos uma forma de melhorar os vencimentos do pessoal da Segurança, como bonificação por queda no número de ocorrências. Uma das alternativas é pagar pró-labore para policiais militares, civis e guardas municipais.

Ainda sobre a Guarda, estudaremos uma forma de pagar licença-prêmio, um direito do servidor, que está no estatuto.

- Volta da Ronda Escolar e da Ronda Rural

Rondas perto das escolas e na zona rural foram ações sempre elogiadas, mas acabaram paralisadas. Agora precisam voltar, mas com inteligência, usando dados como pontos, dias e horários de maior incidência de casos.

 - Combate permanente às drogas

A união das forças de segurança tem que priorizar o combate ao tráfico de drogas. Ações de

 repressão à venda são necessárias.

Mas a prevenção também será adotada. Projetos tocados pelos integrantes dessas forças dão resultado. Um exemplo é o Esporte na Adolescência Contra Drogas, para quem tem de 12 a 18 anos de idade. Escolas, faculdades, centros comunitários e espaços de lazer serão usados.

A ideia é ter mais de 3 mil adolescentes praticando esportes com regularidade.

- Valorizar a ROMU. As rondas ostensivas são importantes no combate à criminalidade.

- Oferecer condições necessárias para que Limeira tenha a Central de Polícia Judiciária (CPJ), mantendo a estrutura da segurança existente hoje.

9 – ESPORTE

As pessoas em primeiro lugar

- Começando pela escola

Na rede municipal de ensino, vamos tornar o esporte atividade extracurricular, como era a Educação Física antigamente. O orçamento da Secretaria de Esportes precisa ser maior, ao mesmo tempo em que ela deve se integrar às atividades da Secretaria de Educação.

- Criação da Escola do Esporte, com novo ginásio

Vamos definir uma área e criar a Escola do Esporte, que já tem um projeto pronto, feito pelo escritório do arquiteto Oscar Niemeyer.

  Um ginásio multiuso abrigará os jogos das equipes de Limeira, em substituição ao Vô Lucato, que já não comporta grandes públicos. Também terá quadras poliesportivas, campos, academias ao ar livre, pista de caminhada e de ciclismo funcionarão no local.

- Centro de Formação e para quem já compete

Além de incentivar a prática, vamos identificar quem tem potencial para se tornar um atleta nos esportes coletivos e individuais. Criaremos o Centro de Formação do Atleta, buscando aprimorar o potencial desses talentos, que, por outro lado, seria monitorado quanto aos estudos.


 O centro também envolveria atletas de alto rendimento apoiados pelo município, para que os futuros atletas já convivam com treinamento avançado, incluindo atletas paralímpicos.

- Reformar estádios, uma pista de atletismo nova

Limeirão e Pradão precisam ser melhorados. Precisamos também de uma nova pista de atletismo, mais moderna.

- Falta pouco para concluir os campos no Horto Florestal. Vamos criar o maior Centro Regional de Treinamento para Futebol Amador, com área para vestiários, lazer após os jogos e tudo que um centro desse tipo precisa.

- O apoio aos times de futebol amador será ampliado. Não é justo pagar taxa para jogar o campeonato amador. Isso tem que parar! A Prefeitura tem que custear árbitros, bolas e dar apoio para que os times estejam de acordo com o Marco Regulatório.

 - Modernizar os Jogos Escolares

Uma iniciativa que deu certo, mas que precisamos atualizar, avaliar novas modalidades e conscientizar os alunos da importância da prática.

- Melhorar a saúde das pessoas nos bairros

O projeto Esporte e Bem-Estar vai levar aos bairros atividades físicas para melhorar a saúde das pessoas, em conjunto com os agentes de saúde e do pessoal da educação.

Não terá faixa etária. Ainda virá acompanhada de outro pedido comum dos limeirenses, a revitalização das Áreas de Esporte e Lazer nesses bairros.

- Academias Populares nos bairros

Levaremos as academias populares aos bairros. Onde não for possível, adotaremos o Bolsa Academia: a Prefeitura compra vagas em academias privadas nesses bairros para que os limeirenses possam se exercitar regularmente perto de casa. E essas academias terão uma nova forma de gerar emprego e renda.

- Aprimorando leis de incentivo

Vamos revisar as leis de incentivo ao esporte. Há empresas patrocinadoras que, por meio dessas leis, podem investir em equipes, atletas e na construção ou reforma de espaços.

- Clubes e associações são grandes parceiros

Sabemos que há um grande potencial nas parcerias, mas que pouco têm mudado. Conversaremos com os clubes e associações para que possamos ampliar os investimentos por meio de convênios. Eles muitas vezes dispõem de instalações melhores que as da Prefeitura para treinamento e competições.

O apoio virá aos esportes de maior visibilidade, como o futebol, basquete e futebol americano, que ajudam a divulgar a cidade. Mas o incentivo incluirá as práticas que desenvolvem a disciplina

 das crianças e adolescentes, como as artes marciais, o xadrez e a dama.

Sei que convênios têm regras duras. Por isso, criarei um setor de apoio técnico e jurídico com foco na regularização do CNPJ de entidades esportivas para receber recursos federais, estaduais e do município.

O esporte impacta outras áreas. Vamos incentivar os clubes locais a sediar competições regionais, como de natação, basquete, automobilismo, também como forma de movimentar a economia local.

 Veja o exemplo do calendário de corridas de rua das entidades assistenciais. As provas movimentam um público com práticas saudáveis, como a caminhada, sem contar a plateia que vai só para assistir à prova ou aos shows no final.

As entidades lucram com as inscrições, barracas nos dias de prova e divulgação. Vamos apoiar iniciativas desse tipo.

- Trabalhar para a criação de um Centro de Formação de Atletas 10 – TURISMO

Valorizando nossa terra, nossa história

- Centro de Eventos e modernização da região da Avenida Costa e Silva

  O setor de joias folheadas pede esse projeto há muito tempo. E os comerciantes merecem. Vamos desenvolver o projeto de melhorias para a Avenida Costa e Silva, com revitalização das vias e melhores condições para recepção de turistas e compradores.

Sem contar que isso impulsiona a economia em áreas como restaurantes, bares e hotéis.

O projeto trará um Centro de Eventos para fomentar ações de divulgação e aprimoramento da cadeia produtiva. Vamos modernizar a Costa e Silva de forma que se torne referência nacional para quem quer comprar joias e fazer turismo.

A avenida tem que ser um local de passeio e uma referência para que as pessoas visitem Limeira. Também traremos de volta o Museu da Joia.

- ISS menor para feiras e eventos profissionais

Estudaremos a forma de reduzir o valor do imposto para a realização de feiras e eventos, como a AlJoias.

- Visitação aos prédios e fazendas históricas

Retomar o projeto de apresentação aos turistas e aos estudantes dos principais pontos históricos da cidade, como as fazendas e os prédios que contam as várias fases desde a fundação do município.

- Criação de um mirante na região do Morro Azul (perto das antenas de TVs), incentivando o turismo e esportes radicais. A medida reduzirá a procura pela vista do Alto do Planalto.

 11 – ÁGUA E MEIO AMBIENTE

Conservar é melhor do que consertar

- Construção de uma nova represa

Vamos construir uma nova represa para a captação de água para o município. Essa questão tem

  que ser encarada rapidamente, de forma preventiva. As estiagens se tornaram frequentes.

- Fiscalizar a concessionária de água com a retomada do SAAE

O município precisa ter um departamento de fiscalização da empresa concessionária de água e esgoto. Práticas da concessionária, como as altas contas, devem ser coibidas com firmeza.

A retomada do SAAE permitirá essa ação, dentre outras práticas envolvendo a questão da água.

- Elaboração de Plano de Coleta e Reciclagem


 Precisamos incentivar a coleta seletiva e a reciclagem, pensando numa cidade mais sustentável. Vamos também estudar a implantação de um novo Aterro Sanitário, num espaço que incluirá uma usina de energia gerada a partir do lixo.

A coleta seletiva também tem função social. Vamos incrementar o projeto dos eco-coletores.

- Serviço público de manutenção das áreas verdes

Vamos criar o programa de Gestão Eficiente das Áreas Verdes (GEAV), que tornará a manutenção desses espaços uma rotina, diminuindo as queixas dos cidadãos quanto ao abandono. A ação incluirá o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, que fará a limpeza e manutenção dos córregos e cursos d’água.

Também voltaremos a substituir pinguelas por passarelas ou pontes de concreto.

A Prefeitura também precisa fazer a urbanização dos vales da cidade, como na região entre o

 Parque Hipólito e Parque Hipólito Expansão.

- Plano de Arborização Urbana

O plantio de árvores na cidade precisa ser intensificado, ao mesmo tempo em que faremos a manutenção programada nos bairros e no Centro. Essa é uma das principais queixas da população. O serviço precisa melhorar.

- Implantação do Parque das Águas

Será um espaço de lazer e educação com esse tema, que é um dos mais emergenciais do mundo. Ações do programa conservador da água serão desenvolvidas, envolvendo estudantes e suas famílias.

O programa incluirá ações de reuso de água em prédios públicos e incentivar a iniciativa privada que faça o mesmo.

- Combate às enchentes

Um programa avaliará as medidas necessárias em cada ponto de enchente na cidade. Sabemos, por exemplo, que é preciso avaliar os atuais “piscinões” e a construção de novas unidades.

- É preciso retomar a modernização das marginais da cidade, para que elas tenham a água despoluída e voltem a ser ponto de referência para caminhada.

- Implantação de uma Fábrica de Adubo Orgânico

A Prefeitura tem que incentivar práticas sustentáveis, como essa. O adubo seria usado nos espaços públicos. Havendo excedente, seria fornecido a quem tem uma horta, por exemplo.

12 – AGRICULTURA E ÁREAS RURAIS

  O campo também merece uma cidade melhor

- Retomar a Secretaria da Agricultura

Vamos fomentar a economia agrícola local, além de incentivar o turismo rural. O agronegócio está no DNA do limeirense desde os tempos da laranja, agora também com a cana e os grãos.

É um setor que vai se recuperar mais rápido da crise.

Também abriremos espaço para a vinda de empresas que prestam serviço para os agricultores, o que incentiva os empregos. São startups, revendas de máquinas e equipamentos, e área de insumos, entre outros.

 - Centro de Apoio ao Produtor Rural

A criação de um espaço para cursos e orientações envolvendo tecnologia e gestão tem que ser imediata. Também precisamos pensar na cessão de máquinas para o processo de plantio e colheita.

- Feiras livres mais atraentes

A tradição das feiras livres no município é forte. Precisamos incentivar produtores e comerciantes, adotando novas práticas de apresentação ao público e campanhas promocionais. Temos que pensar nos consumidores tradicionais e também adeptos da alimentação vegetariana e vegana, além dos que optam por produtos de origem orgânica.

- Melhorar as estradas rurais

Para isso, várias medidas são necessárias:

 ● A substituição das pontes de madeira por de concreto é uma prioridade.

 ● Investiremos em sinalização e indicação. A zona rural representa quase 80% da área do município. Medidas simples vão prevenir acidentes e indicar os bairros, o que ajuda no escoamento da safra e a circulação de veículos.

● A lentidão no asfaltamento de estradas rurais tem prejudicado a população. Vamos acelerar as obras e estudar a pavimentação de outros trechos.

● A manutenção será feita mais vezes ao longo do ano, sempre antes do período de chuvas e com reposição do cascalho para revestir as vias.

 - Detenção das águas nas estradas rurais

Precisamos ampliar o trabalho de detenção das águas em bacias ao longo das estradas rurais. A medida tem recuperado o lençol freático e evitado danos nas vias.

O que não pode é a Prefeitura deixar para o dono da área resolver. A Prefeitura precisa ajudar na manutenção das cacimbas (pequenos espaços abertos para receber água da chuva). O serviço tem que ser feito corretamente, e a água da chuva correr pelas laterais - alimentando as cacimbas e evitando erosão nas vias.

- Internet por rádio na área rural

- Câmeras de segurança nas principais entradas e saídas

 13 – PROMOÇÃO SOCIAL

Ajudar o próximo a superar desafios

- Recuperação dos Centros Comunitários existentes, os CCIs

Sempre que passo pelos bairros vejo a alegria das famílias quando falam dos centros comunitários. Mas também noto que são prédios mal cuidados, apesar do esforço dos servidores

  municipais que lá trabalham.

Vamos mudar isso com reformas e construções de novos centros.

Agora, também vamos rever as atividades. Dá pra fazer mais! Para isso, vamos criar o “promoter” de Centro Comunitário, que divulgará as ações sociais, esportivas e culturais do Centro junto aos moradores da região.

- Avaliar o restaurante Bom Prato

 O restaurante que hoje funciona na baixada do Mercadão faz um trabalho muito bom, mas precisa ter a localização melhor avaliada.

Temos que pensar em uma nova unidade, em outro ponto da cidade. Alimentação de qualidade e com um preço justo ajuda trabalhadores, idosos, estudantes, entre outros.

- Um olhar para população de rua

Programa que trate a questão do início ao fim, da saúde física e emocional ao encaminhamento ao mercado de trabalho.

- Precisamos da Escola de Idiomas

Falar um segundo idioma ajuda a conseguir um emprego. De indústrias de joias a autopeças, passando pelo comércio e prestadores de serviços, esse requisito é fundamental na contratação de um trabalhador.

 Ainda não entendo porque abandonaram a Escola de Idiomas. Vamos retomar esse projeto.

- Voltar o Projeto Mãos à Obra Mulher

O projeto de capacitação da Mulher Empreendedora tem que voltar. Claro, precisa se adequar aos tempos atuais.

As mulheres são importantes na renda das famílias. Aliás, em parte delas, a trabalhadora é a principal ou única fonte de renda.

- Vamos adotar o Programa “Jovem Empreendedor”. Será nos moldes do antigo PET, que levava aos adolescentes nos CCIs cursos de telemarketing, informática, empreendedorismo, técnica de vendas e cálculos trabalhistas.

- Padaria Artesanal, Famul e flanelinhas: mudando a vida das pessoas

Ainda falando de emprego e ação social, vamos ampliar os investimentos na Padaria Artesanal.

O mesmo ocorre com a Fábrica de Mobiliário Urbano (Famul), onde trabalhavam presos ou pessoas que cumpriam pena alternativa. Assim, tinham suas penas diminuídas. A Famul produzia bancos e lixeiras de concreto para espaços públicos.

A Frente de Trabalho precisa ser modernizada. A atuação dos “flanelinhas” será menor se direcionarmos essas pessoas para outras atividades.

- Maior apoio financeiro às entidades assistenciais

As entidades assistenciais fazem um trabalho importante em Limeira. Porém, sofrem com os cortes nos recursos vindos de Brasília e do governo estadual.

Vamos rever a questão dos repasses. Também criarei um setor voltado à regularização do

 CNPJ das entidades, que muitas vezes deixam de atender as pessoas por questões burocráticas. A Prefeitura pode ajudar nessa área.

14 - PARA OS QUE TRABALHAM NA PREFEITURA

 Motivar quem trabalha pelo cidadão

- Servidor Valorizado. Vou primar pelo respeito ao servidor, que terá um programa de valorização discutido com cada setor da administração municipal. Alguns deles já falei aqui.

Uma coisa é certa: precisamos priorizar o efetivo e reduzir os cargos em comissão.

- Habitação para os que trabalham na Prefeitura

O município doou uma área para construção de moradia para os que trabalham na Prefeitura. Mas nada foi feito. Vamos retomar esse plano, que beneficiará as categorias que atuam no setor público municipal.

- Não é certo cobrar do funcionalismo o que deixou de ser pago pela Prefeitura ao fundo de pensão dos servidores municipais. O rombo do Instituto de Previdência não pode ser coberto sacrificando os funcionários. Vamos regularizar essa situação.

- Existem categorias que ficaram de fora das adequações do Plano de Carreira. Um dos exemplos são os dentistas, mas há vários casos na prefeitura. Vamos corrigir essa distorção.

 15 – SAÚDE ANIMAL

Cuidados com quem faz a gente feliz

- Rede completa: construção de hospital veterinário e parcerias

O atendimento é uma das principais preocupações. Por isso, criaremos o Hospital Veterinário Público. Também faremos parcerias com clínicas veterinárias e ONGs de proteção animal para procedimentos como castração, vacinação, exames e microchipagem, quando o município não der conta.

Vamos criar um auxílio para ONGs do segmento.

- Zoológico será educativo

A transformação do Zoológico em Santuário é primordial. O animal merece ter privacidade e espaço necessário para sua vivência. A visitação tem que ser monitorada e com finalidade educativa. Além disso, vamos avaliar a implantação do CRAS, que é o Centro de Reabilitação Animal.

- O tema na estrutura da Prefeitura

Precisamos rever a questão na estrutura da Prefeitura.

 O Departamento do Bem-Estar Animal deve ser vinculado à Secretaria da Saúde e ficar responsável pela proteção e saúde do animal, que tem como principais objetivos: (1) deixar o animal livre de fome e sede, (2) livre de desconforto, (3) de dor, (4) de doenças e (5), medo. Hoje o Bem-Estar Animal está vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, junto ao Centro de Controle de Zoonoses, que cuida da prevenção de doenças transmitidas entre animais e o homem, fazendo inspeções sanitárias, vacinações, etc.

O correto é:

1. Bem-Estar Animal e Zoonoses devem fazer parte da Secretaria de Saúde;

2. Bem-Estar Animal e Zoonoses têm funções diferentes e não devem ser um só departamento.

A finalidade da Secretaria do Meio Ambiente é tratar de assuntos referentes a animais silvestres, fauna e flora municipal. Já a Secretaria da Saúde é responsável pela saúde das pessoas e da saúde e proteção dos animais domésticos e de abandono, como já reconhecido pela OMS. Hoje se tem desvio de função. Zoonoses e Bem-Estar Animal devem ser subordinados à Saúde; sendo que a Prefeitura tem que manter o Departamento de Bem-Estar Animal separado da

Zoonoses, enquanto o primeiro cuida da saúde do animal, o segundo é responsável pela prevenção de doenças.

Lembrando que recurso que é para a saúde humana NÃO será destinado para a saúde animal em hipótese nenhuma, na verdade a prefeitura já dispõe de recursos ordinários para isso e pode requerer a outros órgãos, como governo federal e estadual.

- Vamos trabalhar perante o governo do Estado para a implantação de uma delegacia de Proteção Animal, como existe em Campinas-SP. Algumas ONGs em Limeira estão fazendo um abaixo-assinado para isso. Somos simpatizantes da ideia;

- Campanhas de castração em massa (mutirão), podendo usar até mesmo um castra-móvel; - Convênio com clínicas particulares em Limeira para a castração de animais.

Sempre é tempo de uma vida saudável

  16 – IDOSO

  - A criação da Secretaria do Idoso ajudará na melhor utilização dos recursos humanos e financeiros disponíveis aos projetos nessa área.

Também contribuirá para que projetos em outras áreas, como Saúde, Mobilidade e Promoção Social, tenham ações que beneficiem os idosos, uma das faixas populacionais que mais crescem no Brasil e no mundo.

Exemplo é a contratação de profissionais para prevenção à demência. Já falei do Centro de Referência do Idoso, e ações como essa guiarão nosso trabalho.

- Implementar novas unidades da Vila Dignidade, espaços para moradia e convivência dos idosos, além de avaliar desconto no IPTU para imóveis residenciais coletivos alugados exclusivamente para idosos.

- Incremento na programação de bailes gratuitos, excursões e práticas esportivas voltadas à Terceira Idade, com a retomada da parceria com os clubes da cidade.

- Ampliar o Programa de Atendimento Domiciliar voltado aos idosos, junto com a Secretaria da Saúde.

- Promoção de cursos voltados à formação de cuidadores.

- Criação do Departamento da Juventude, na estrutura da Secretaria de Turismo e Eventos.

- O jovem de Limeira precisa de um local para fazer o que gosta, conhecer outros jovens e ouvir música sem atrapalhar a vizinhança. Por isso, vamos criar o Parque da Juventude.

O parque terá um grande estacionamento para motos e carros. Haverá espaço para shows e para atividades esportivas, incluindo esportes radicais. A estrutura incluirá bares e restaurantes, que serão estimulados a se instalar nessa área e trabalhar com foco no público jovem.

 17 – JUVENTUDE

  Futuro se constrói no presente

O parque terá ainda Wi-Fi gratuito, que hoje incentiva a leitura de livros, por exemplo.

- Vamos criar o Centro da Juventude, que desenvolverá projetos inovadores.

Vai focar, por exemplo, a empregabilidade do jovem virá com a preparação em requisitos já existentes e que serão mais cobrados no futuro, como cursos de criação de games, design, fotografia, entre outros. Será um complemento ao ensino regular, desenvolvendo habilidades típicas nessa faixa etária e que ajudam a definir rumos profissionais.

Falar em empregos do futuro incluirá ainda cursos de coach, liderança, sustentabilidade e eventos, em parceria com Sebrae, Senac, Unicamp, Cotil, Trajano Camargo (Centro Paula Souza), entre outros.

- Chance ao jovem aprendiz

A Prefeitura pode ser uma incentivadora do programa. Até 15% das vagas de uma empresa de médio ou grande porte são reservadas para esse trabalhador, que deve ter entre 14 e 24 anos de idade. Criar um banco de vagas e um de currículos para atender à lei facilitará a vida dos jovens.

Zeladoria não tem sido o forte nos últimos anos. Por isso, tomaremos medidas emergenciais na cidade, como:

. Ampliar coleta de lixo, varrição de ruas e pintura de meio fio;

. Reduzir o entulho nas ruas e terrenos, com maior número de ecopontos;

. Fazer um cronograma de poda de árvores e capinação de terrenos baldios; . Incrementar o recapeamento das vias;

. Agilizar a manutenção das praças e terrenos públicos;

Neste momento em que a maioria das cidades do Brasil já está com seu plano de retomada pronto ou sendo discutido junto à população, me assusta ver que este tema não é prioridade do atual governo municipal.

 Vamos estreitar a relação dos alunos do Ensino Médio com as escolas técnicas de ensino de Limeira. Assim também combateremos a evasão escolar no ensino médio.

Presencial ou à distância, o município irá fornecer aos jovens de baixa renda aulas preparatórias para a prova do ENEM, cujo resultado determina a entrada na faculdade. Também vamos ampliar o Cursinho Pré-Vestibular.

 A Prefeitura vai ofertar Testes de Orientação Profissional. Esse teste é o antigo Teste Vocacional feito pelos adolescentes e que ajuda no futuro profissional.

 18 – PROGRAMA CIDADE LINDA

Recuperar o orgulho de andar pelas ruas

  - Ampliar a troca de lâmpadas atuais por lâmpadas LED, melhorando a iluminação das ruas e reduzindo custos.

 19 – A RETOMADA PÓS-PANDEMIA

Reconstruir nossa vida é prioridade

Tenho me reunido com lideranças da cidade, para tratar dessa e outras questões que, no nosso entender, são relevantes.

Medidas para reduzir os impactos no município

- Apoio aos pequenos e médios empresários para recomporem seus negócios, com o parcelamento dos impostos e a criação de um projeto com créditos subsidiados, assim como fazia o Banco de Microcrédito, em Limeira, antes de ser fechado;

- Incentivo a atividades empreendedoras;

- Qualificação para pessoas acima de 50 anos de idade, que terão maior dificuldade de

adaptação a esse novo momento do mercado;

- Criação de um programa eficiente de atração de novas empresas;

- Criação de Cartão de Alimentação voltado à população diretamente atingida pelos efeitos da crise, e que poderá ser usado para compra em supermercados, restaurantes, feiras livres e quitandas.

- Setor de atendimento aos recuperados da Covid que apresentem sequelas, com fornecimento de medicamentos.

- Grupo de apoio psicológico para profissionais das áreas da Saúde e Educação, bem como estudantes da rede municipal e seus familiares.

- Flexibilização do pagamento de impostos municipais. Não é justo cobrar IPTU no meio da crise. Avaliaremos a questão das multas e juros.

- Criação de um fórum permanente, para acompanhamento e avaliação deste tema, com a participação de autônomos, ambulantes, pequenos, médios e grandes empresários, além de representantes das classes trabalhadoras.

domingo, 31 de maio de 2020

NATALINO GONÇALO - FALTA HABILIDADE E CONHECIMENTO AOS NOSSOS GOVERNANTES, DIZ EX-DIRETOR DO SENAI


O “Fatos e Versões” desse domingo entrevistou Natalino Gonçalo, ex-diretor do SENAI em Limeira. Em pauta, a situação da indústria, do comércio e a perspectiva dos jovens que procuram o mercado de trabalho.

Título: “A Indústria E O Comércio Precisam Andar De Mãos Dadas, E Falta Conhecimento Aos Governantes”


Vivemos um momento difícil para a economia, difícil para o comércio, difícil para a indústria e todas as atividades econômicas. O “Fatos e Versões” entrevistou o Prof. José Natalino da Silva Gonçalo, natural de Limeira – S.P., Professor de estudos sociais , Bacharel em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia e Administração Escolar, tendo trabalhado 37 anos no SENAI S.P., dirigindo nos últimos 20 anos o SENAI de LIMEIRA e o da cidade de Araras. Na ALIE (ISCA Faculdades e Colégio Acadêmico) foi Presidente do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva por 8 anos. 

1. O senhor foi diretor do SENAI, uma instituição que formou homens e mulheres para atuar nas indústrias da cidade. O SENAI hoje tem grande importância para cidade?

R: Muita importância. Todas as cidades que tem uma Unidade do SENAI, tem um celeiro de profissionais para o desenvolvimento dos mais diversos produtos industriais, desde máquinas mais simples até as mais complexas e oferecendo vasta gama de cursos e treinamentos. Portanto, é a instituição responsável pela a geração de mão de obra qualificada e especializada, para o Brasil todo e com reconhecimento internacional. Limeira hoje é detentora de muitos empresários industriais que tiveram suas origens em uma unidade do SENAI, sendo sumamente importante para o nosso desenvolvimento tecnológico, sócio-econômico e cultural.

2 .Como foi sua história no SENAI?

R: Concursado em 1964 iniciei minhas atividades no SENAI de Vila Mariana S.P., tendo crescimento profissional por intermédio de intensos treinamentos, inclusive no exterior. Contribuímos com nossa experiência nas unidades de Santo André, São Paulo, São Bernardo do Campo, Araçatuba e Limeira.

3 . O Senhor costuma encontrar chefes de família que foram alunos em sua época?

R: Sim, são centenas deles, afinal são mais de 100.000 certificações expedidas neste eixo da Anhanguera, Limeira, Pirassununga. Sempre é muito gratificante reencontrá-los, principalmente em Limeira, minha terra natal, onde todos são sempre muito atenciosos, conversam sobre suas profissões e conquistas, trocando idéias. No mundo atual, às vezes até selfies acontecem para registros destes momentos de felicidade pelo encontro de verdadeiros amigos. Sempre boas lembranças de vitórias e metas alcançadas. É comum encontrarmos ex-alunos empreendedores e empresários atuando com brilhantismo em vários segmentos de nossa sociedade.

4. Como é este sentimento?

R: Sentimento de Gratidão e de ter colocado a serviço da humanidade o melhor que consegui de mim mesmo, mas sempre contando com a assessoria de uma brilhante e competente equipe de trabalho.

5. Daquela época para os dias de hoje, o senhor vê diferença nas perspectivas dos jovens?

R: A mudança é permanente e a única certeza de que o ser humano tem é que tudo mudará! Os jovens de hoje, apesar de muito mais acesso à informação, vêm encontrando dificuldades para definir suas opções profissionais e outras afins, pois muitos empregos sonhados foram extintos e surgiram novas oportunidades com novas exigências, principalmente no mundo tecnológico.

6. Tempos de pandemia. Com sua experiência, o que dizer aos jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho?

R: Não poderemos parar com tanta vida necessitando de tantas coisas para sobreviver, mas devemos sim, continuar se especializando e buscando alternativas, pois quando a tempestade passar, quem conseguiu dar alguns passos à frente, jamais será alcançado; o sucesso será conseqüência deste esforço hercúleo, exercitado neste momento de guerra e combate a este terrível mal. Isolamento entendo que é para os grupos de riscos, adoentados e aos portadores do coronavírus.

7. A conta que não fecha. Como o Senhor vê a situação da indústria com o comércio com suas atividades restritas?

R: Vejo a falta de habilidade, conhecimento, atitude e sensibilidade dos nossos governantes, ou outros interesses que desconhecemos, não conseguindo fazer com que o corpo Brasil mantivesse seu coração pulsando, funcionando e recebendo o tratamento adequado para que a indústria, comércio e saúde funcionassem harmonicamente, isolando somente a parte que precisa ser isolada, proporcionando um equilíbrio entre todos com segurança e saneamento das demais situações de saúde envolvendo o povo brasileiro. Quem fabrica precisa vender e quem vende é o comércio, pois ambos tem que andar de mãos dadas para que não falte alimentos, transporte, insumos e assim por diante.

8. E para o empregador o que diria?

R: Não tenho palavras para nortear pessoas empreendedoras e criativas como o Empresário brasileiro neste momento tão crucial da vida deste maravilhoso país. Neles vejo autênticos bandeirantes da atualidade, alargando fronteiras via exportação e grandes heróis da economia do nosso país, passando por mais este sacrifício. Por que será que os nossos administradores públicos exigem tantas contribuições de quem produz, sem apresentar uma contra partida digna dos nossos aplausos?

9. E quanto aos governadores o senhor não acha que estão “batendo cabeça” como se diz popularmente?

R: Não vejo eles “batendo cabeça”, vejo eles defendendo os interesses mais escusos, cujos discursos demonstram que na prática a teoria é outra, fazendo da pandemia seus palanques eleitorais.

10. O que esperar das pessoas e dos negócios quando tudo voltar ao normal?

R: Sabemos que tudo isto vai passar, possivelmente será um longo período de adaptação à nova realidade, grande parte das pessoas estarão emocionalmente abaladas e outras debilitadas, fazendo com que o processo de retomada se torne ainda mais desafiador. Mas, como brasileiro, verde, amarelo, azul anil e branco, conclamo todos para que irmanados acreditemos na busca por dias melhores, torcendo para reinar um clima de paz e compreensão, vislumbrando novos horizontes compatíveis com a competência arrojada, a resiliência e a alegria deste povo do nosso amado Brasil.



domingo, 12 de abril de 2020

O TEMPO É DO CORONAVÍRUS, MAS A LIÇÃO É DA PÁSCOA


.
A Páscoa é a ressurreição de Cristo. É a remição dos nossos pecados. É a maior união entre os cristãos. É o tempo da busca maior a Deus. Buscar a Deus é buscar a paz, mas também sabedoria. Sabedoria é a mais importante ferramenta nestes dias de pandemia. Tem hora que é difícil saber o que pensar. Então melhor sabermos o que não pensar. Não vamos pensar no pior. Não vamos pensar que somos melhores que alguém. Não vamos esquecer de quem está trabalhando pela nossa saúde. Não vamos fraquejar na nossa fé. Não vamos deixar de orar por quem está sofrendo. Não vamos deixar de estender a mão a quem quer que seja.
.
Agora, e não só agora, não somos diferentes pela cor da pele, ou pela classe social. Estamos unidos contra uma doença. Acabando a doença estaremos separados? A Páscoa nos lembra que não. Cristo é mais forte que qualquer vírus. Apenas não devemos nos esquecer disto. Não é o vírus que nos une. É o amor ao próximo. Quando perguntaram a Cristo qual é o maior dos mandamentos ele respondeu: ame a Deus de todo o seu coração, de toda a sua mente, de todo o seu entendimento e ao próximo como a você mesmo. Não haverá vírus que nos vença se ficarmos unidos. Acho que essa Páscoa será a Páscoa da união de todos os povos. Que seja também a da conciliação com Deus. Porque com fé iremos superar tudo. E não voltaremos atrás nas lições que estamos aprendendo. No tempo do Coronavírus, a lição é da Páscoa.
.

terça-feira, 31 de março de 2020

NO ÚLTIMO DOMINGO NOSSA FILHA LUÍSA COMPLETOU UM ANO DE VIDA


Não fizemos festa, ficamos em casa. Comemoramos do nosso jeito. Minha mulher e eu ficamos refletindo: o que vamos contar a ela quando ela crescer sobre o que aconteceu no mundo inteiro em seu primeiro ano de vida.
.
Pensar em si exige pensar nos outros. A história do Coronavírus marcará a história de muita gente. Difícil não pensar na minha bisavó, no meu avô e nos meus pais. Difícil não pensar em quem trabalha na saúde. Já se colocou no lugar de quem sai de casa para enfrentar o contato com pessoas doentes? E as famílias deles? Eles voltam pra casa todos os dias de lugares que não queremos ir. São enfermeiros, médicos, cozinheiras, quem trabalha na limpeza, recepcionistas. A gente olha diferente para quem simplesmente chega da rua. E quem chega dos hospitais? Eles também tem família. E fazem do cuidar da família dos outros o seu ofício.
.
Direi a minha filha que milhares de pessoas anônimas lutaram uma guerra quando ela tinha só um ano. Que as pessoas ficavam em casa pra se proteger enquanto outras expunham suas próprias vidas. Mas eles fazem isso sempre. Apenas agora percebemos mais. Apenas agora dependemos mais deles. Feliz aniversário, minha filha. Um dia prometo que você saberá quantos fizeram parte do seu primeiro aniversário. Porque é como se estivéssemos todos juntos. Estranho pensar assim, mas foi ficando separados que percebemos que estamos mais juntos do que podemos imaginar.
.
Quem disse que sua festa teve só sua mãe e eu? Não estamos sozinhos se pensamos nos outros. O que a Luísa vai ser quando crescer? Saudável, graças a Deus. Qual profissão? Eu só sei que seja qual profissão for, ela saberá que todos dependemos, em algum momento, daqueles que cuidam da nossa saúde. E que a nossa saúde está também ligada à saúde dos outros. Como a felicidade. Dá pra ser feliz sabendo de gente sofrendo? "A si mesmo como ao próximo". Dá para empregados e patrões lembrarem que estão juntos? Dá para governos e população se unirem? Parece que tudo estava escrito em algum lugar. Sempre esteve. Ela vai aprender isso um dia. Eu me lembrei disso hoje. Ela só tem um ano e já me fez aprender bastante.


sábado, 21 de março de 2020

CORONAVÍRUS EM LIMEIRA


As medidas de saúde que todas as cidades tomaram, também foram tomadas em Limeira. Mas não era pra ser só isso. A saúde é mais importante, mas isso não exime a prefeitura de tomar medidas de contenção de gastos como todas as empresas.
.
* cortar o número de comissionados;
* reduzir contratos milionários como o da Forty ( 28,6 milhões de reais ao ano para a poda de mato que a gente vê aí) em outras cidades maiores que Limeira não chega à metade;
* Corte dos gastos com propaganda e promoção da prefeitura;
* voltar o programa de incentivo fiscal como no governo Félix;
* voltar o programa de microcrédito que existia também no governo Félix;
* adiar o pagamento do IPTU ( como várias cidades estão fazendo);
* apoio incondicional a geração de empregos, inclusive com estudos jurídicos sobre como ficarão os conflitos como aluguel, trabalhistas, impostos. É missão do poder público propor propor soluções e cortar na sua própria carne.
.
DE ONDE VIRIA O DINHEIRO?
.
* Cargos Comissionados: 20 milhões no ano;
* Contratos semelhantes ao da Forty: 15 milhões no ano;
* Gastos com propaganda: 5 milhões.
.
Só aí a prefeitura teria 40 milhões para investir no incentivo ao comércio, fora o desconto em imposto. Lembrem-se que só de merenda escolar a prefeitura vai economizar perto de 15 milhões de reais neste ano.
.
* E mais: cancelar os pedidos de empréstimo!
.
Botion deveria cancelar todo pedido de empréstimo que ele fez, na ordem de 112 milhões de reais! Fora que os juros terão que ser totalmente renegociados. Não é hora de endividar a prefeitura.
.
Agora é hora de estado forte de líderes públicos que apresentem maneiras de minimizar o sofrimento que todos terão. Os governos precisam fazer sua parte na administração como toda empresa. Não só medidas de saúde, medidas de administração também. E aí poder socorrer, apoiar os empreendedores. Quando tudo passar é o empreendedor que voltará a gerar empregos. É na porta dele que o governo tem que bater já.
.
Essa é a minha opinião.
.


domingo, 2 de fevereiro de 2020

O QUE É PRECISO NA SEGURANÇA EM LIMEIRA


A Secretaria de Segurança Pública de Limeira havia comprado os Kits Roni, era o que eles tinham para dizer que algo foi feito nos últimos anos. Em 2018 foi aberto uma CPI depois que o Sindiguarda fez uma denúncia de que as compras haviam sido feitas de forma ilegal.

A situação continua a mesma, em relação à segurança de Limeira, o sentimento que continua e se espalha é de insegurança. 

Temos baixo número de profissionais da segurança que estão nas ruas, a cada ano mais e mais se aposentam ou se afastam por motivos particulares e a prefeitura não faz o chamamento para mais guardas. Todo comerciante, residência, empresas, condomínios, tem que gastar muito dinheiro com sistemas, seguros, e ainda não se vive despreocupado. Segurança é obrigação do poder público, a prefeitura tem que investir, a cidade com mais segurança atrai mais investimentos e gera reflexos na economia e qualidade de vida.

Falta vontade, essa é a verdade. Já venho dizendo que temos que pensar a Limeira daqui pra frente, por isso escrevi aqui o que acho necessário que a Prefeitura faça o quanto antes:


1- Plano Contra Furto de Veículos, com a ampliação da MURALHA DIGITAL para isso tem que se aumentar o número de câmeras e auxiliar na capacitação dos Guardas, tendo-os averiguando e monitorando áreas que esses incidentes podem acontecer durante 24 horas por dia, além de todas as saídas de Limeira, sempre com trabalho integrado junto à polícia civil e militar;

2- Mais Policia nas Ruas Pagando Bonificações por Produção Como Tem Feito o Governo do Estado, isso para guardas municipais e polícia, por mais que parte seja concursado do Estado, a prefeitura pode pagá-los com um valor adicional a título de bonificação, valorizando ainda mais o trabalho que eles fazem à cidade, é uma forma de estimular seus trabalhos na busca por resultados, seriam prêmios para equipes que fizerem um grande serviço no mês, como por exemplo a Equipe que mais fizer flagrantes, entre outros;

3- Monitoramento por Câmeras: a prefeitura ainda nesse ano deveria dobrar o número de câmeras e consertar, dar manutenção às que estão sem funcionar;

4- Melhor Estrutura Para a Polícia Civil em Parceria com a Prefeitura: A polícia Civil é a inteligência, a administração e investigação contra a criminalidade; precisam de mais equipamentos e trabalho integrado para a solução mais correta e rápida, são excelentes policiais e precisam de suporte;

5- Voltar o Plantão Escolar: Com a guarda municipal nas escolas, fica mais difícil a venda de drogas para crianças e adolescentes, além de o guarda dar suporte ao avistar casos necessários em que o Conselho Tutelar e a Assistente social podem ser chamados;

6- Combater de Fato o Tráfico de Drogas: Com trabalho integrado com investigadores da polícia civil, guardas municipais, polícia militas e secretaria de segurança pública, comprando melhores armamentos, melhores equipamentos para investigação, aumentando o investimento no esporte durante a adolescência, isso em massa com pessoas entre 12 e 18 anos, usando escolas, centros comunitários, faculdades, parques, pistas de atletismo, a própria guarda municipal por ajudá-los dando suporte e monitoramento dessas áreas e auxílio junto aos adolescentes;

7- Pagar a Licença Prêmio ao Guarda Municipal, que é direito do servidor;

8- Criação do Estatuto do Vigilante: aumentando os direitos a esses servidores que constantemente sofrem riscos durante o seu trabalho e o monitoramento;

9- Patrulhamento Rural nas Principais Áreas Rurais: quem mora nos Pires, Parronchi, Pinhal (seja próximo à Igreja Santa Vitória ou ao Centro Rural), Loiolas, Saíra e outros precisam estar mais próximos dos guardas municipais ambientais. Se algo acontece, o tempo de resgate ou de atendimento é sempre prejudicado pela distância, algo precisa ser feito rápido;

10- Frota Mista Entre Veículos Alugados e Carros Comprados: o aluguel de veículos facilita o trabalho dos servidores da segurança, mas a frota mista traz estabilidade. Além disso, os contratos de alugueis devem ser respeitados, se há algum dano a um veículo da guarda que seja alugado, este deve imediatamente ser substituído ou consertado;

11- Valorizar a ROMU, que agora está sendo padronizada em todo o Estado;

12- Criação do Gabinete de Captação de Recursos: com pessoal capacitado para buscar recursos do governo federal, estadual, além de requerer emendas à deputados estaduais e federais;

13- Construir um Stand de Tiro para treino da GCM e de todos da segurança pública;

14- Criação do Centro de Formação de Profissionais da Segurança, seria uma Academia da Guarda Municipal;

15- Apoiar Vigilantes Para Aderi-los à GCM: são 28 servidores hoje, a prefeitura precisa torna-los parte da GCM, sendo que, caso não seja possível, deve então fornecer a eles armas não letais, como a Sparks ou a Taser. Há inclusive uma diretriz do Ministério da Justiça orientando como adequá-los, isso está exposto no "livro azul", fornecido pelo próprio Ministério, página 52, art. 6º;

16- Concurso Interno Para Definir os Cargos e as Funções da GCM: seria a promoção interna dentro da guarda municipal, comandante e sub-comandantes, inspetores e sub-inspetores seriam guardas municipais de carreira. O ESTATUTO criou a hierarquia dentro da guarda, mas deve ser seguido e o guarda, respeitado;

17- Aumentar o Efetivo da Guarda Municipal: abrindo concurso e chamamento público, isso deve ser feito de forma urgente, ainda nesse ano se possível. Hoje a guarda não possui sequer 250 profissionais em atuação;

18- Reaproveitar o Micro-Ônibus 721: colocá-lo de fato em operação com todos os equipamentos que ele possui. São mais de 8 câmeras e outros equipamentos de segurança que podem ajudar o trabalho dos profissionais da segurança;

19- APLICAR DE FATO O ESTATUTO DA GUARDA: sua aprovação foi um grande avanço, mas os últimos governos não o colocaram em prática, deixando de repassar diversos benefícios que os guardas merecem e aguardam por isso;

20- Aplicar a Folga Prevista em Lei aos Guardas Municipais (a "Folga Gorda"): o RET (Regime Especial de Trabalho) foi uma inovação à época, os guardas deixaram de receber hora extra e o salário base foi aumentado, é necessário agora que eles recebam a folga (chamado por alguns de "folga gorda") a cada 15 dias ou mais como está descrita no Estatuto da Guarda;

21- Reajustar Salários Para Guardas Municipais e Vigilantes de Forma Digna;

22- Fazer Convênio com Faculdades e Instituições Educacionais Para Darem Desconto de 50% em Cursos Para Guardas que Desejam se Capacitar Ainda Mais: isso ocorre em Piracicaba, faz-se um convênio com as faculdades para que o guarda municipal tenha 50% de desconto em cursos na faculdade para sua capacitação na área em que se atua. Além da GCM, esse programa poderia se estender a todos da segurança pública, assim, vigilantes, policiais militares, policiais civis também poderão se capacitar cada vez mais com custo mais baixo;

23- Secretário da Segurança Pública Precisa Entender que a Guarda Municipal, Assim Como Todos Na Área de Segurança Pública Municipal Devem ser Mais Técnicos e Menos Políticos, por isso em outras cidades o próprio secretário não tem autonomia perante a Guarda Municipal, que possui seu próprio comandante com seus devidos poderes, TEMOS QUE REDUZIR O PODER POLÍTICO NA GUARDA;

24- Compra de Novos Equipamentos Com urgência: como  a Glock 5º geração (parar com uso da 38), coletes em parte modelo A-II, itens básicos como botas e acessórios. A prefeitura pode fazer um convênio com o fabricante de armas para que ele dê desconto na venda direta para o guarda municipal, ele pode comprar a arma e pagá-la parceladamente com desconto direto da folha de pagamento, como faz o governo do Estado;

25- Guardas e Policiais Devem Fazer Treinamento Prático Real Custeado pela Prefeitura, isso tem que ser feito em 2 e 2 anos, é lei e não está sendo seguido.

26- Integração Entre Todos da Segurança Pública: guardas municipais, polícia militar, polícia civil e vigilantes;

27- Auxílio à Habitação Para os GCM: com um projeto para que eles comprem terreno e construam suas casas, ambos à preço de custo;

28- Trabalhar Para Trazer uma Vara da Infância e Juventude à Limeira;

29- Combater Ainda Mais a Violência Contra a Mulher trabalhando no sentido de disponibilizar uma assistente social e uma psicóloga para atender as mulheres vítimas de violência;

30- Oferecer as Condições Necessárias Para que Limeira Tenha uma CPJ (Central de Polícia Judiciária), como é feito em Araras e Americana, juntando todos os distritos em um só local (com exceção dos especializados), similar à unificação que se faz no Fórum Judiciário. Isso facilita muito o trabalho de toda a segurança pública, aproveitando melhor todos da segurança em um mesmo prédio.

Para que a Prefeitura tenha um modelo eficiente de segurança, os guardas e policiais devem estar motivados, sendo remunerados de maneira justa. O governo Félix criou o Estatuto da Guarda Municipal e o Instituto Municipal da Previdência, foi um começo. Há novas demandas, o importante é ter em mente não um governo de teoria, mas de prática e realização.


Murilo Félix
murilofelix@gvmail.br

Administrador de Empresas pela FGV-SP
Política e Investimentos em Países Emergentes em Harvard, EUA
Administração Financeira e Marketing pela HEC Montréal, Canadá
Empresário e Produtor de Plantas em Limeira e região



domingo, 26 de janeiro de 2020

CRECHE: MUDANÇAS NECESSÁRIAS EM LIMEIRA


Estive conversando com mães, pais, monitoras, profissionais da educação pública e ouço de todos o quanto é necessário que as creches abram das 6h30 às 18h00, caso contrário, fica inviável para muitos pais buscarem e levarem seus filhos. Para isso, é preciso que o Município aumente as vagas em período integral. Não é justo e não faz sentido as famílias terem que buscar suas crianças antes do fim do seu horário de trabalho.

Os funcionários fazem o que podem, mas essa é uma determinação que vem da Secretaria da Educação; não está certo. Vão dizer que não há monitoras suficientes, que não há recursos, mas não há dúvida de que isso tenha que ser uma prioridade do governo. Se caso for verdade, o correto é contratar mais monitoras ou pagar hora extra. Recurso a prefeitura tem e as monitoras merecem trabalhar o tempo de 6 horas, sem redução salarial.

Outra preocupação importante é com  a formação e valorização desses profissionais que cuidam das crianças. Para um bom trabalho é crucial que todos estejam motivados. Todos mesmo. Sejam eles monitores, auxiliares gerais, cozinheiras, assistentes sociais, diretores e professores. Eles merecem respeito, e é justamente isso que está em falta. Enquanto um motorista do fundo social ganha em torno de R$ 6 mil por mês como cargo comissionado (cargo político), esses profissionais concursados normalmente ganham menos da metade, com tamanha responsabilidade perante as crianças.

O cadastro também precisa melhorar. Antes, as mães tinham o direito de cadastrar seus filhos na creche durante o ano todo, já hoje há apenas alguns períodos no ano que isso é permitido, o que não é justo. A prefeitura precisa liberar o cadastro de crianças na creche todos os meses, além de permitir que os pais possam escolher a creche mais próxima para o filho. Tenho ouvido de mães que precisam colocar seus filhos em lugares distantes de onde moram ou trabalham. Isso tem que mudar.

São soluções viáveis que irão melhorar a educação dessas crianças, beneficiar os pais e o empenho dos profissionais da educação pública. É uma questão de respeito com todos os envolvidos nesse processo. É isso que acho importante ressaltar. Não é difícil resolver, o que falta é vontade.


Murilo Félix
murilofelix@gvmail.br

Administrador de Empresas pela FGV-SP
Política e Investimentos em Países Emergentes em Harvard, EUA
Administração Financeira e Marketing pela HEC Montréal, Canadá
Empresário e Produtor de Plantas em Limeira e região