terça-feira, 31 de março de 2020

NO ÚLTIMO DOMINGO NOSSA FILHA LUÍSA COMPLETOU UM ANO DE VIDA


Não fizemos festa, ficamos em casa. Comemoramos do nosso jeito. Minha mulher e eu ficamos refletindo: o que vamos contar a ela quando ela crescer sobre o que aconteceu no mundo inteiro em seu primeiro ano de vida.
.
Pensar em si exige pensar nos outros. A história do Coronavírus marcará a história de muita gente. Difícil não pensar na minha bisavó, no meu avô e nos meus pais. Difícil não pensar em quem trabalha na saúde. Já se colocou no lugar de quem sai de casa para enfrentar o contato com pessoas doentes? E as famílias deles? Eles voltam pra casa todos os dias de lugares que não queremos ir. São enfermeiros, médicos, cozinheiras, quem trabalha na limpeza, recepcionistas. A gente olha diferente para quem simplesmente chega da rua. E quem chega dos hospitais? Eles também tem família. E fazem do cuidar da família dos outros o seu ofício.
.
Direi a minha filha que milhares de pessoas anônimas lutaram uma guerra quando ela tinha só um ano. Que as pessoas ficavam em casa pra se proteger enquanto outras expunham suas próprias vidas. Mas eles fazem isso sempre. Apenas agora percebemos mais. Apenas agora dependemos mais deles. Feliz aniversário, minha filha. Um dia prometo que você saberá quantos fizeram parte do seu primeiro aniversário. Porque é como se estivéssemos todos juntos. Estranho pensar assim, mas foi ficando separados que percebemos que estamos mais juntos do que podemos imaginar.
.
Quem disse que sua festa teve só sua mãe e eu? Não estamos sozinhos se pensamos nos outros. O que a Luísa vai ser quando crescer? Saudável, graças a Deus. Qual profissão? Eu só sei que seja qual profissão for, ela saberá que todos dependemos, em algum momento, daqueles que cuidam da nossa saúde. E que a nossa saúde está também ligada à saúde dos outros. Como a felicidade. Dá pra ser feliz sabendo de gente sofrendo? "A si mesmo como ao próximo". Dá para empregados e patrões lembrarem que estão juntos? Dá para governos e população se unirem? Parece que tudo estava escrito em algum lugar. Sempre esteve. Ela vai aprender isso um dia. Eu me lembrei disso hoje. Ela só tem um ano e já me fez aprender bastante.