domingo, 24 de novembro de 2019

MINHA GATA NINA E O SIGNIFICADO DE EMPATIA

Minha gata Nina tem algo que falta em muitas pessoas: Empatia. Costumo trabalhar até tarde, quando chego em casa ela já aparece ali na porta, fica passando pela minha perna, faz questão de encostar em mim. Tem gente que diz que gato faz isso porque gosta de carinho, pode ser. Mas a Nina eu percebo que faz também por outro motivo, ela faz porque percebe que eu gosto disso também. Tem pessoas que falam que gatos são animais solitários, desconfiados, será? Quando chego em casa à noite e ainda me arrisco a trabalhar, a Nina aparece, já se encosta como alguém que quer me dar um conselho: "não desista, você escolheu o que quer, então não recue em hipótese alguma, eu estou aqui", ela diz isso com o olhar. Incrível, quantas palavras, frases, conselhos são ditos com apenas um olhar?

E quantos olhares um gato pode dar a você? Quantos conselhos? Entre tantos olhares, este é o que mais me cativa: "não desista, siga em frente, eu estou aqui". Eu trabalho muito, descobri que sou feliz assim, faço o que gosto e tenho o apoio de quem eu gosto: minha família, minha esposa, minha filha, nossos animais. Quando estou em casa trabalhando, eles estão comigo. Quanto à Nina, ela é aquela que tem acesso total à casa, sobe e desce muros e telhados, mas à noite faz questão de estar ao nosso lado, ali, presente. Ela também já descobriu o que lhe faz feliz, um instante que vale por toda a vida: ficar com a gente. Subir nosso ânimo quando precisamos. Empatia, está aí uma palavra cujo o significado muita gente não sabe e um gato pode ensinar.