sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O PREFEITO TEM QUE VALORIZAR OS EMPREENDEDORES

O Brasil hoje possui 11 milhões de desempregados e mais alguns milhões que fazem bicos, não são desempregados mas vivem em condições não estáveis e precisam de um emprego formal. Se for feito uma análise proporcional, Limeira tem mais ou menos 12 mil desempregados. O prefeito eleito tem que criar novos postos de trabalho, dar incentivo para que as empresas façam contratações e fomentem o mercado interno. Nesse ponto os pequenos e médios empreendedores são fundamentais.

No governo Félix havia a "Empresa Fácil" que tornava a prefeitura menos burocrática, facilitando a obtenção de documentos, a regularização de empresas e também reduzindo o prazo de abertura de empresas. Esse trabalho precisa voltar dando apoio a empreendedores urbanos e rurais. No governo Félix também foi criado o Banco de Limeira, direcionando R$ 2 milhões para o microcrédito. Muitos empresários e empreendedores limeirenses se beneficiaram dessa iniciativa, inclusive contratando mais funcionários. Esse banco é fundamental para dar incentivo e promover a economia da cidade, inclusive nesse período de crise. Ocorre que no atual governo Hadich este programa está suspenso.

Além disso, a prefeitura tem que dar desconto em impostos, como IPTU e ISS e incentivar a realização de eventos que divulguem Limeira e as empresas que atuam nela, como a ALJOIAS, a LIMEIRA PACTHWORK, entre tantos outros. Eventos como estes trazem recursos pra cidade, divulgam o turismo local, promovem o empreendedor, geram emprego.

O prefeito eleito tem que ser parceiro dos empreendedores. Deve ficar lado a lado daqueles que mais auxiliam o comércio na cidade e mais contratam pessoas. É preciso que seja um aliado do empreendedor. Deve ter um programa como o "Empresa Fácil" promovendo a inovação aberta, que dá espaço para que empreendedores encontrem soluções para a cidade.

Limeira precisa voltar a ter credibilidade para os investidores e empreendedores e a gestão na prefeitura é fundamental para que isso aconteça.



Referências:
(1) Notícia do Bom Dia Brasil - Globo - Desemprego no Brasil atinge 11,4 milhões
(2) Jornal da Globo - Brasil tem 11,4mi de Desempregados segundo IBGE - 05/2016
(3) Desemprego fica em 11,6 milhões conforme IBGE