segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

EMPREGO ESTÁ MUDANDO. PATRÕES E EMPREGADOS TAMBÉM

Tenho ouvido  pessoas falarem da dificuldade em achar emprego. Por outro lado, ouço empresários dizendo que está difícil encontrar mão de obra. É um paradigma. Os dois estão certos. 

Na verdade as profissões mudaram, a população cresce menos, a adaptação das pessoas exige mais comprometimento. É necessário conhecimento? Sim, mas mais ainda a adaptação à velocidade da concorrência, à necessidade de produtividade. Da parte da empresa, investimento em treinamento e condições de desempenho e constante aprendizado. Antes o comércio era apenas por meio da loja física. O vendedor esperava o cliente entrar e em pouco tempo estava feito o atendimento. Hoje o relacionamento é mais direto, cada um tem que ter sua carteira de clientes pelo WhatsApp, Facebook ou Instagram. E como será no futuro? Mais eficiência será necessária. 

Patrão busca eficiência, comprometimento. Empregado busca bom ambiente de trabalho, salário que pague suas contas. 

É preciso apresentar um ao outro. Arrumar um funcionário é uma coisa, estabelecer uma relação produtiva e de eficiência é outra. É fundamental que haja preparação das pessoas e a compreensão de que a empregabilidade está relacionada ao que o mercado precisa, e que este mercado não é como antes e está mergulhado em uma dinâmica sem fim.