quarta-feira, 24 de agosto de 2022

RACISMO ANIMAL EM DOSE DUPLA

 Murilo Felix *

 
Um dos tentáculos mais atrozes do racismo à brasileira é a discriminação de animais. Acreditem: muita gente rejeita um pet preto. Os gatos sofrem com a lenda medieval de que dão azar. Mas os cães também são discriminados, pelo mesmo preconceito de cor que segrega pessoas negras.  
No Facebook, fiz a pergunta “Você adotaria um vira-lata preto? São os que mais sofrem maus-tratos.” As curtidas passaram de duas mil, além de 102 compartilhamentos e 1.700 comentários. Claro, não apareceu ninguém para defender publicamente essa forma odiosa de racismo que atinge os animais. As respostas majoritárias dos que, sim, adotaram ou adotariam cachorros pretos, mostraram, no entanto, que ainda é forte e bonito o senso de benevolência que considera todo ser vivo digno e merecedor da fraternidade que deveria inspirar a convivência dos homens entre si e com seus animais de estimação. 
Tenho dificuldades de compreender como um país tão miscigenado como o Brasil, em que grande parte da população é negra ou parda, mas principalmente mestiça, pode ter um índice tão alto de racismo. Curiosamente, as pesquisas mostram que a maioria das pessoas reconhece que há preconceito, mas não da parte delas. Fato é que a toda hora vemos episódios de injúria racial no dia a dia dos brasileiros. Atendentes em lojas, restaurantes, etc., usuários de serviços públicos, jogadores de futebol, são frequentes vítimas de manifestações que desqualificam o ser humano.
Felizmente, os movimentos antirracistas estão tendo voz, as denúncias estão aumentando e dispomos de uma legislação enérgica, e repressora desses atos. Ainda falta, no entanto, uma revolução nos sentimentos, uma onda altruísta que varra de vez o preconceito de uns contra outros, e todos sejam tratados pelo que são e jamais pela cor da pele.
Tal movimento deve se estender aos animais. Gostaria que essas pessoas que torcem o nariz para um pet preto explicassem o que torna eles tão indesejáveis. O que distingue, em qualquer critério que se use, um cachorro preto de um cachorro branco? Um é mais carinhoso, inocente, brincalhão do que o outro?
 
* Deputado estadual